O Espinheiro tem talento


     A 22 de Maio, pelas 16:30, no Cine Teatro S.Pedro, em Alcanena teve lugar a IV Gala dos “Novos Talentos, Talentos Novos/ 2016” , atividade do pelouro do Associativismo relacionado com a educação, cultura e desporto, promovido pela Câmara Municipal de Alcanena, com o objectivo de homenagear o trabalho desenvolvido pelos munícipes e associações do concelho na promoção da arte, cultura, desporto e cidadania.
      O Espinheiro fez-se representar, nesta IV Gala pela Casa do Povo de E spinheiro e pela Associação Musical e Tradições do Espinheiro. A Casa do Povo de Espinheiro propôs para serem homenageados cidadãos que colaboram ativa e diretamente com esta instituição, na promoção da cultura, etnografia e tradições de um povo, sem esquecer os talentos, muita vezes “ocultos”, na comunidade em geral. Neste contexto, a Casa do Povo de Espinheiro propôs os seguintes galardoados:

     • António Ernesto Garoto Duarte, mais conhecido por “António Constantino”, de 84 anos de idade, natural de Espinheiro, serrador braçal de profissão, pela sua exímia arte de jogador de pau. O tio “António Constantino” tem sido um “Mestre”, um testemunho vivo do Grupo de Jogo de Pau do Espinheiro, na divulgação das raízes e cultura do seu povo, tanto ao nível local, como regional e até nacional, elevando o nome da nossa aldeia, do concelho e do distrito com “hinos de pauladas” ágeis e bem caraterísticos da etnografia e cultura espinheirense.

     • Sara Pinote e Daniela Pinote, duas jovens, de 20 e 23 anos de idade, ambas naturais de Espinheiro, pelos talentos no âmbito da cidadania, com base na disponibilidade de serviço e voluntariado na dinamização de um projeto de tempos livres para crianças, que propuseram à Casa do Povo de Espinheiro, nas férias de verão de 2015. É de realçar o dinamismo, organização, responsabilidade e serviço em prol do bem comum, sem esquecer a iniciativa e o voluntariado no apoio às famílias na promoção de atividades de lazer, bem estar físico e socialização das crianças em idade escolar.

     • Ricardo Bernardino, espinheirense de 11 anos de idade, pelo talento que desde cedo revela na área da música. O seu talento muitas vezes “oculto ou até esquecido”, desde os 7 anos que desenvolve dotes musicais, iniciando a sua formação nas aulas de instrumento com Trombone de Vara. Faz parte integrante como elemento da Banda Filarmónica Recreativa do Xartinho, é aluno do Conservatório de Música Jaime Chavinha, de Minde, abrangido pelo regime articulado do Ensino Artístico da Música e, presentemente, também está integrado na Orquestra do Agrupamento de Escolas de Alcanena.

     A todos os galardoados os nossos parabéns e bem hajam pelos vossos dotes e talentos!
    Que sejam sempre “bons embaixadores” da cultura, das artes, do desporto, dos valores humanitários e de cidadania que engrandece a alma e a história do povo Espinheirense.


A secretária da Casa do Povo de Espinheiro,
Célia Duarte


22 maio 2016