Excursão a Beja


    No passado dia 15 de maio, a Casa do Povo de Espinheiro à semelhança dos últimos realizou uma excursão que desta vez teve como destino principal a cidade de Beja e a barragem do Alqueva, onde participaram 50 pessoas. 
      A partida deu-se no do Largo João David Lourenço, pelas 07:00 horas seguindo o autocarro em direção a Coruche e Montemor-o-Novo onde houve uma paragem para o pequeno-almoço. Seguiu depois para as Ruínas Romanas de S. Cucufate, passando pela zona industrial de Évora e ao lado da Vila de Portel, passando depois em vila de Frades onde parámos para visitar as Ruínas de S. Cucufate onde houve uma vista guiada. Ficámos a saber que estas ruínas pertenceram a uma abastada família romana, foram construídas no século I depois de Cristo e foram habitadas pelas gerações desta família até ao século IV pelos cristãos. Estas ruínas foram umas vezes habitadas outras estiveram ao abandono. Em 1255 foram restauradas e habitadas pelos monges de S. Vicente de Fora e foram então habitadas até ao século XVII. Eram aí celebradas missas e pode-se admirar bonitas pinturas na capela. Depois das explicações dadas, foi-nos sugerido visitar o museu da Vila de Frades onde está guardado o espólio destas ruínas que visitámos de bom grado.     
   Seguimos depois para Beja, onde almoçámos, visitámos um pouco da cidade, principalmente a Sé de Beja, o Castelo, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, com bonita talha dourada e o Museu Rainha Dona Leonor.
     Pelas 17:00 horas partimos em direção ao Alqueva onde houve uma breve paragem para visitar a Barragem, seguimos depois passando por Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Montemor-o-Novo onde fizemos a nossa última paragem. Regressamos ao Espinheiro onde chegamos cerca das 23:00. Foi um dia bem passado, diferente em que os benfiquistas presentes festejaram o Tri-Campeonato Nacional em terras Alentejanas. 

António Serrenho


15 maio 2016