Noite de Fados


      Decorreu no dia 12 de novembro de 2016, a grande Noite de Fados, na Casa do Povo de Espinheiro. 
      Cerca de 220 pessoas estiveram presentes em bom ambiente de fado escutando as vozes de grandes fadistas. Foram elas, Lurdes Gandaio, Sara Condinho, uma jovem fadista do nosso concelho, Maria Francisca, uma jovem talento que acompanhou a sua mãe Lurdes Gandaio, e que nos mostrou um grande talento para o fado, casimira Alves, uma Alpiarcence com uma grande voz, uma grande voz masculina que veio de Lisboa, Adelino Guimarães, e ainda uma grande surpresa, António Pinto Basto que veio substituir o seu filho Gustavo Pinto Basto. As vozes foram acompanhadas por José Manuel Bacalhau na Guitarra Portuguesa, Fernando (Nani), Viola Baixo e Hélder Lopes na Viola do Fado. Hélder Lopes além de acompanhar à viola também cantou e encantou com alguns fados nesta noite. 
   Um destaque muito especial para os fadistas amadores que este ano se disponibilizaram para subir ao palco, Duarte Neto, de Amiais de Baixo, o ponta de lança da GAFE, que muito bem interpretou o fado e Alexandre Ventura que mais uma vez encantou todos os presentes com os seus dotes fadistas. 
    Foram servidas entradas de pica-pau, azeitonas e pão. No primeiro intervalo o caldo verde, chouriço assado e, por fim, no terceiro intervalo, café e coscorões.
   A organização deste evento esteve a cargo da GAFE e da Casa do Povo de Espinheiro, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena que estive ali representada pelo Vereador Luís Pires. 

Fátima Carloto


15 novembro 2016