Apresentação

13453236_1346460788704087_272687001_o.jpg

      A Casa do Povo do Espinheiro, tal como as restantes associações deste cariz espalhadas pelo país, antes do 25 de Abril, era o sítio onde os trabalhadores rurais faziam os descontos para a reforma. 

     Nessa altura, estava sediada no espaço onde atualmente se encontra a Junta de Freguesia de Espinheiro, no entanto, no início da década de 70 construíram-se novas instalações, dando origem ao edifício que conhecemos presentemente.

     Desde a sua fundação, em 1970, que a Casa do Povo de Espinheiro tem sido polo dinamizador de várias atividades recreativas, culturais e desportivas do Espinheiro.

     Tendo como um dos sócios fundadores João David Lourenço, a esta associação se deve a criação do Jogo do Pau de Espinheiro e a dinamização do Rancho Folclórico, que já não se encontra ativo, mas que se agregou à Casa do Povo uns anos depois de ter sido criado. Já na área desportiva o maior destaque vai para a criação de equipas de futebol salão e ping-pong, que durante vários anos participaram em diversos torneios, arrecadando diversas taças e medalhas. 

     Apesar de algumas destas atividades não terem sobrevivido à mudança dos tempos, a Casa do Povo de Espinheiro tudo tem feito para preservar as suas raízes, tendo recentemente feito uma parceria com o grupo desportivo GAFE (Grupo dos Amigos Farra de Espinheiro).

     A Casa do Povo é uma associação basilar do Espinheiro. No seu edifício está instalado o Centro de Saúde e, sempre que necessário, faz-se cedência de espaço à população do Espinheiro e a outras associações para eventos particulares.