Jogo do Pau da Casa do Povo de Espinheiro

Logo - Jogo Pau.png
pau
 

Desde os primórdios da sua existência que no Espinheiro se joga o "Jogo do Pau". A princípio o pau era utilizado como meio de defesa pessoal, contra animais ferozes, enquanto os homens guardavam os seus rebanhos pelas florestas, ou em rixas com outras pessoas em festas, feiras e romarias.
     Mais tarde o Jogo do Pau passou a assumir um carácter lúdico/desportivo, com os homens a confrontarem-se nos seus momentos de lazer, exibindo a sua técnica ou destreza no manejo do pau.
     No Espinheiro era frequente os jogadores do Jogo do Pau deslocarem-se ao vizinho lugar do Prado, por ocasião dos seus festejos tradicionais em honra de S. Brás, para aí, se confrontarem numa eira.
     Em 1936, aquando da 1º Exposição Feira em Santarém, o Jogo Pau do Espinheiro surgiu pela primeira vez como um grupo organizado, comandado pelo Capitão Louro.
     Desde então, impulsionado por alguns dos seus exímios jogadores, como foi o caso do Ti Bornel ou do João David Lourenço, tem marcado presença em muitos festivais de folclore e festas, registando ainda presença em programas televisivos. 
     Este jogo tradicional joga-se aos pares, com um pau de marmeleiro ou carrasco com cerca de 1.40m de comprimento e é considerado o verdadeiro "ex-libris" da freguesia. 

     Neste momento a equipa de Jogo do Pau do Espinheiro tem cerca de 8 jogadores, que usam trajes tradicionais compostos por: calça, camisa, colete, cinta, barrete e sapatos de couro, número que esperamos ver aumentado em breve, com a abertura da Escola do Jogo do Pau do Espinheiro. 

Consulte aqui a entrevista realizada pelo jornal online MedioTejo aos nossos jogadores.


CARTÃO DE SÓCIO

Após receber a confirmação de que o processo de inscrição como sócio se encontra concluído, efetue o download da APP Cartão de Sócio disponível para Android e iOS, entre com os dados de login que lhe foram fornecidos.

cartao socio


android iphone